sábado, 16 de fevereiro de 2008

SAÚDE O QUE É ISSO AFINAL?

Oi,
ultimamente tenho passado por alguns exames, uns chatos,invasivos, outros nem tanto, td. para assegurar a saúde!Mas o que é a SAÚDE AFINAL?
Para OMS(Organização Mundial da Saúde)" Saúde é um bem estar físico, mental e social".Uma definição bem difícil de se alcançar, pois o bem estar físico é td momento posto a prova agora mesmo tem um monte de seres agredindo seu organismo e vc. nem se dá conta, o bem estar mental é uma linha tenue q a q.q. momento pode partir, todo mundo conheci alguém q de repente se matou ou teve um surto de loucura(aliás)loucura é outro tema complexo Cristo foi considerado por muitos louco.E o bem estar social ihhhhhhhhhhh, esse então vai desde saneamento básico, reciclagem de lixo até as relações harmonicas entre os individuos.Eta coisa complicada essa tal de saúde, né?
Já pensouque seu comportamento pode inflenciar na saúde alheia e vice-versa?Jogar lixo em local adequado, reciclar, fumar perto dos outros,luta por um bom atendimento nos serviços públicos, repassar e-mail informativos...praticar esportes...
Outro tema qdo se fala em saúde que precisa ser abordado chama-se qualidade de vida

A qualidade de vida é um conceito ligado ao desenvolvimento humano.

Não significa apenas que o indivíduo ou o grupo social tenham saúde física e mental, mas que esteja(m) bem com eles mesmos, com a vida, com as pessoas que os cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio. E esse equilíbrio diz respeito ao controle sobre aquilo que acontece a sua volta, como por exemplo, sobre os relacionamentos sociais. Mas se o indivíduo não tem ou não consegue ter esse controle, poderá controlar a maneira com que reage a esses acontecimentos, essas ações.

Também para garantir uma boa qualidade de vida, deve-se ter hábitos saudáveis, cuidar bem do corpo, ter tempo para lazer e vários outros hábitos que façam o indivíduo se sentir bem, que tragam boas conseqüências, como usar o humor pra lidar com situações de stress, definir objetivos de vida e, o principal, sentir que tem controle sobre a própria vida.


Os conceitos bem-estar e de saúde incluem a maximização da qualidade de vida de qualquer indivíduo através do desenvolvimento do total potencial humano.

Entende-se por qualidade de vida, QV, a percepção do indivíduo tanto de sua posição na vida, no contexto da cultura e nos sistemas de valores nos quais se insere, como em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. É um amplo conceito de classificação, afetado de modo complexo pela saúde física do indivíduo, pelo seu estado psicológico, por suas relações sociais, por seu nível de independência e pelas suas relações com as características mais relevantes do seu meio ambiente.

É, portanto, um termo amplo que concentra as condições que são fornecidas ao indivíduo para viver como ele pretende.

QV envolve factores relacionados com a saúde, tais como, o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, mas também elementos não relacionados, como a família, amigos, emprego ou outras circunstâncias da vida.

A organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu um instrumento (questionário) para aferir a Qualidade de Vida, trata-se do WHOQOL (World Health Organization Quality of Life) que possui duas versões validadas para o português, o WHOQOL - 100 (composto por 100 questões) e o WHOQOL - Breve, composto por 26 questões. O WHOQOL - 100 é composto por seis domínios: o físico. o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos. O WHOQOL BREVE é composto por quatro domínios: o físico, o psicológico, o das relações sociais e o do meio ambiente.


No Brasil, existe a Associação Brasileira de Qualidade de Vida - Abqv que tem como missão promover a integração e desenvolvimento de profissionais multidisciplinares voltados para atuação em Qualidade de Vida, divulgando tendências, provocando discussões / reflexões e formando opiniões balizadoras de estilo de vida, padrões e ambiente saudáveis.o importante é tomar atitudes sadias que promovam a sua qualidade de vida e da sua coletividade ao seu redor, e sempre procure um médico antes de tomar atitudes sobre a sua condição física.Seja sempre feliz.
E para contribuir para saúde de vcs. deixo essa dica: música e saúde!!!!!!!!!!Vejam que interssante.

A idéia de que a música afeta a saúde e o bem-estar das pessoas já era conhecida por Aristóteles e Platão. Somente na segunda metade do século 20, porém, os médicos conseguiram estabelecer uma relação entre a música e a recuperação de seus pacientes.

No final da Segunda Guerra Mundial, músicos foram chamados para tocar em hospitais como forma de auxiliar o tratamento dos feridos. Como a experiência surtiu resultados positivos, as autoridades médicas dos Estados Unidos decidiram habilitar profissionais para utilizar criteriosamente a música como terapia. O primeiro curso de musicoterapia foi criado em 1944, na Universidade Estadual de Michigan.

A música pode representar mais que uma habilidade para tocar um instrumento ou cantar. Pode ser um instrumento de saúde, desenvolvendo potenciais, atuando na prevenção ou no tratamento de questões como o estresse. A musicoterapia é uma modalidade que pode ser usada individualmente, em família ou em grupo.

Pesquisas revelaram que:
As ondas sonoras provocam movimento do protoplasma celular; sementes estimuladas musicalmente possuem traços aprimorados…A música afeta o nível de vários hormônios, inclusive o cortisol (responsável pela excitação e pelo estresse), testosterona (responsável pela agressividade e pela excitação) e a oxitocina (responsável pelo carinho). Assim como as endorfinas, a serotonina (neurotransmissor que faz a comunicação entre os neurônios).

O treinamento musical favorece o desenvolvimento cognitivo, atenção, a memória, a agilidade motora, assim como cria uma experiência unidade entre linguagem, música e movimento. Pitágoras dava à terapia pela música o nome de purificação. Sua música curativa se propunha a equilibrar as quatro funções básicas do ser humano: "pensar, sentir, perceber e intuir". "A música responde a uma fonte poética de criatividade através de um cérebro que ressoa em resposta às solicitações de um cosmos que fala a ele." O fato de geralmente encontrarmos acordes e intervalos consonantes em diferentes culturas musicais parece ser causado, portanto, um tendência herdada dos mamíferos de preferirem tais combinações sonoras (consonantes).

Enfim pra ter saúde alguns dizem que :"tudo é uma questão de manter a mente quieta a espinha ereta e o coação tranquilo"
Vejam a música abaixo.
bjs. SAÚDE para todos.


Leila Pinheiro - Serra Do Luar

Amor, vim te buscar
Em pensamento
Cheguei agora no vento
Amor, não chora de sofrimento
Cheguei agora no vento
Eu só voltei prá te contar
Viajei...Fui prá Serra do Luar
Eu mergulhei...Ah!!!Eu quis voar
Agora vem, vem prá terra descansar

Viver é afinar o instrumento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro

Amor, vim te buscar
Em pensamento
Cheguei agora no vento
Amor, não chora de sofrimento
Cheguei agora no vento
Eu só voltei prá te contar
Viajei...Fui prá Serra do Luar
Eu mergulhei...Ah!!!Eu quis voar
Agora vem, vem prá terra descançar

Viver é afinar o instrumento (de dentro)
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro

Tudo é uma questão de manter
A mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranquilo
Tudo é uma questão de manter
A mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranquilo
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro


___________________________________________________________________
Esta letra foi retirada do site Letras.mus.br


8 comentários:

Rosamaria disse...

Muito bom o teu posta, Simone!
Estou na casa de um filho, não é qualquer hora que posso entrar a internet, estamos a passeio e eles nos tomam bastante tempo, mas qdo der vou fazer o teste. Achei ótimo!
Bjim. Aparece.

vivendo disse...

oi, SIMONE!
Muito bom o que vc escreveu sobre sa�de...Eu fazia musicoterapia, cantava e amava aqueles momentos...beijo, Vivi

vivendo disse...

Esqueci de dizer amo essa música que a Leila Pinheiro canta...Valeu pelo post muito bom!!Vivi

Georgia disse...

Si, que assunto mais interessante e quantas explicacoes contidas. Fiz o teste, adorei.
Só nao te respondi logo, porque precisei de tempo para este post seu. Abri todas as informacoes propostas por vc.

Grande abraco

Nyse Brito disse...

Oiii...
concordo com tudinho que vc colocou aqui!! =)
Saúde é um conjunto de fatores!
Amei a frase: "tudo é uma questão de manter a mente quieta a espinha ereta e o coração tranquilo"

Tenha uma ótima semana!
=**

Celia Rodrigues disse...

Oi, Simone! Menina, levando em consideração e ao pé da letra essa definição de saúde, passo a crer que estamos todos doentes, rsrs. Impossível estra 100%, especialmente pela questão social. Mas o post está bem legal. Beijo!

Georgia disse...

Bom dia querida!!! Tem algo para vc lá em casa,rs.

Beijao

» NaY « disse...

Sim! Sim!
Saúde num é só cuidar do corpo naum...
é cuidar da mente, do social, do bolso...rsrs
Xerus
=***