quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Como ter uma boa noite de sono?

Uma boa noite de sono garante que acordemos bem-dispostos e que as energias gastas durante o dia sejam devidamente repostas. O sono, ao contrário do que se acreditava até pouco tempo atrás, é um período de intensa atividade orgânica, durante o qual as experiências vividas ao longo do dia são memorizadas e consolidadas. Além disso, cerca de 70% do hormônio do crescimento GH, responsável pela tonificação da pele e renovação celular, é secretado durante o sono por uma glândula localizada na base do cérebro, a hipófise. O hormônio GH evita o enfraquecimento ósseo, a perda de massa muscular, o acúmulo de gordura na região abdominal e alterações no sistema imunológico. Além disso, esse hormônio mantém a pele hidratada e saudável e aumenta a capacidade orgânica de cicatrizar feridas e cortes, e é o principal agente no combate ao envelhecimento precoce.
O sono pode ser dividido em cinco etapas, de profundidade crescente. Nas duas primeiras, ocorrem apenas cochilos; a terceira e a quarta se caracterizam por sono profundo, e durante a quinta ocorrem a maioria dos sonhos. A terceira e a quarta etapas são consideradas as mais importantes, pois nelas há diminuição da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos, e os músculos relaxam. O ciclo de cinco etapas é repetido cerca de quatro vezes ao longo da noite, mas quem sofre de distúrbios do sono não consegue chegar às fases mais profundas, e acorda irritado, ansioso e cansado. Isso porque o sono precário desequilibra ainda a produção do hormônio do stress, o cortisol, que se mantém alta no dia seguinte, e reduz os níveis de leptina, substância responsável pela sensação de saciedade. Assim, noites mal dormidas são sinônimo de voracidade e de capacidade de reflexos e aprendizagem prejudicadas. Os especialistas comparam o sono ruim, ou as noites insones, a uma embriaguez, e, como em toda embriaguez, a coordenação motora e a concentração ficam comprometidas. Aumentam ainda os riscos de obesidade, depressão, hipertensão, infarto e diabetes.
DICAS P/ UMA BOA NOITE DE SONO!!!
1.Um quarto agradável e um colchão confortável são itens básicos. 2.Mantenha um ritmo, procurando ir para a cama e se levantar sempre no mesmo horário, pois o corpo acaba se condicionando a essa rotina. Uma hora antes de deitar, comece a desacelerar: nada de atividades barulhentas ou excitantes.
3. Massagens, banhos de imersão ou uma ducha quente são sedativos naturais e driblam a ansiedade
4. Depois das 17 horas, evite estimulantes como guaraná em pó e chocolate e bebidas à base de cafeína, como café e chá preto. Cinco xícaras diárias de café são suficientes para afetar ou impedir o sono.
5. O momento ideal para um drinque é o da happy hour, no período que vai das 17 às 20 horas, pois os efeitos do álcool no corpo duram três horas. Atenção, pois a bebida provoca relaxamento imediato, mas leva a pessoa a "acender" e sentir dificuldades para tornar a adormecer.
6. No jantar, é melhor consumir pequenas porções de carboidratos, que são excelentes soníferos, do que proteínas, que têm efeito estimulante.
7. Tomar um copo de leite quente funciona, sim, porém mais pela temperatura do que pelo alimento em si.Ou chá de cidreira, camomila, de flor de maracujá.
8. O tradicional escalda-pés tem o aval da medicina chinesa - o ritual relaxa o corpo todo, porque os terminais energéticos dos pontos da acupuntura concentram-se nos pés, desde a planta até a altura dos tornozelos. Mergulhe-os na água quente por dez minutos até a pele ficar vermelha. Depois, seque-os e calce meias para mantê-los aquecidos.
Para a medicina oriental, nosso organismo é regido por dois princípios energéticos opostos: o yin e o yang. O yin associa-se à energia feminina e ao frio. O yang corresponde à energia masculina e ao calor. Se as duas forças não estiverem harmonizadas, adoecemos - a insônia é uma das conseqüências desse desequilíbrio. Existem dois tipos de insônia yang e dois tipos yin. Cada um diz respeito a um determinado órgão, que pode ser revigorado por meio da alimentação. n Insônia yang ligada ao fígado É o caso de quem não consegue pegar no sono nem ficar na cama e levanta muito à noite. Os alimentos benéficos são os de sabor azedo, como frutas cítricas, mas também funcionam a alcachofra, os cogumelos shiitake e shimeji. n Insônia yang ligada ao coração Há dificuldade para adormecer, mas a vontade é de ficar deitada maquinando. Abuse do sabor amargo comendo mais almeirão, chicória, catalona ou frutas como grapefruit e lima-da-pérsia. n Insônia yin ligada ao rim Você deita e dorme, mas acorda algumas horas depois. Prefira alimentos salgados e coma mais raízes (como mandioca, cenoura) e frutos do mar. n Insônia yin ligada ao baço Traz o sono intermitente - você acorda a noite inteira. Os sabores naturalmente doces são os mais indicados: inclua mais maçã, banana, beterraba e abóbora no cardápio. Arroz integral e caules, como aspargo e palmito, também são recomendados. Nesse caso, evite comer carne após as 20 horas é um período de descanso para o corpo, sendo fundamental para as suas funções biológicas.
">O sono é uma atividade noturna e seu tempo de duração varia de pessoa para pessoa, sendo de maior duração na infância, diminuindo com a idade. E a sensação de noite bem dormida, independente do tempo dormido. Algumas pessoas dormem somente duas horas e tem sono satisfatório.
CINO DICAS P/ UM BOM SONO
.Primeiro: tempo de sono.
Na Primavera e no Verão, devemos dormir tarde e acordar cedo; durante o Outono, dormir cedo e levantar cedo e, no Inverno, dormir cedo e levantar tarde. É melhor se levantar antes da alvorada. As pessoas normais e saudáveis devem dormir cerca de 8 horas diárias. Para aqueles que possuem problemas de saúde é melhor prolongar sua duração.
Segundo: direção. Os especialistas sugerem que a cabeça seja repousada para o norte e os pés para o sul, pois o corpo humano sofre as influências do campo magnético da Terra. Quando dormimos sentido Norte - Sul, as linhas magnéticas podem atravessar estavelmente o corpo humano, limitando a influência magnética.
Terceiro: postura do sonho. Dormindo do lado direito e em forma de arco, a gente conseguirá melhor qualidade do sono. Segundo as pesquisas, dormir em forma de arco pode reduzir a atuação da força de gravidade sobre o corpo humano. Como o coração fica no lado esquerdo do corpo, dormir do lado direto reduz a pressão sobre o coração. Além disso, é melhor evitar pôr as duas mãos perto do coração.
Quarto: horário. Todas as pessoas devem encontrar seus próprios relógios biológicos, elevando a eficiência do sono. Segundo a medicina tradicional da China, entre 23h e 1h e entre 11h e 13h são os intervalos em que a temperaturas ambiente varia muito. Por isso, é melhor dormimos durante esse período.
Quinto: ambiente. O quarto não deve possuir um grande número de eletrodomésticos, a fim de garantir que o cérebro não sofra interferências eletromagnéticas. Além disso, quando se dorme, deve-se retirar adornos corporais como o relógio de pulso ou os aparelhos celulares.
Bem por fim procure ler,assitir ou ouvir coisas calmas que deixam sua alma leve e feliz; filmes, livros,músicas u conversas agitadas atrapalham.
Faça um ritual p dormir vá desacelerando umas duas horas antes de deitar se for parte da sua vida faça uma oração, exercícios respiratórios ajudam, inspire profundamente e expire lentamente, isso acalma e dá sono.
Espero que com essas dicas vc. tenha uma ótima noite de sono.bjs. Si.

9 comentários:

Sonho Meu disse...

Simone,
Adorei todas as dicas sobre sono. Vou avisar o pessoal que entra no SM pra dar uma passadinha aqui e ler um apanhado mais completo.
Parabens!
E voce tem problemas pra dormir???
bjokas,
me

Anônimo disse...

Xii! Nesse ponto estou em falta com o meu corpo, Simone. Com o meu dia sempre cheio, acabo dormindo apenas uma média de três horas e meia por dia, no máximo quatro. Acordo 4:45 de manhã para ir trabalhar e só retorno da faculdade às 23:00, então até tomar banho, jantar, assistir um pouco de tv para me informar, o sono vai pras cucuias...
Beijos!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Si, excelente o texto.

Tenho procurado conciliar o sono. Temos ido dormir mais cedo, por causa do cansaco. Fica difícil quando a Vivi está doente de manter um ritmo, ai nao dá.
Mas as dicas sao ótimas.

Grande beijo

Fernanda disse...

Engraçado como diversas sugestões aqui postadas, já eu as pratico sem saber. E olhe que eu durmo mesmo muito bem, rsss...Continuo a pensar que 8 h de sono( o que eu realmente durmo e preciso) são demais e um desperdício de vida!
Bjos, Simone

Aninha Pontes disse...

Olá Simone, vim lá da Geórgia.
Muito bom seu post, muito esclarecedor, e acho que muiitas pessoas deveriam e ler e colocar em prática.
Felizmente não tenho problema com o sono.
Costumo dormir bem, durmo cedo e acordo cedo.
E, no geral estou sempre tranquila.
Valeu, tem coisas legais que vou seguir, principalmente na parte de alimentação.
Um beijo

Osc@r Luiz disse...

Oi Simone,

Parabéns pelo seus blog.
Bem que a Georgia disse que era muito bom e eu tinha mesmo que conferir.
Seu conteúdo é rico, variado e útil e seus visitantes são pessoas queridas.
Claro que eu vou voltar.
Parabéns!
Um abraço e uma boa quinta!

vivendo disse...

Oi, Simone!!!
Ando tendo problemas com o sono. Vou até imprimir seu post para ler com calma.Ótimas dicas.beijo, Vivi Amorim

Vinicius disse...

Oi simone, cheguei aqui elo blog da Georgia..

voltarei mais vezes... !

Elvira Carvalho disse...

Estive aqui na Sexta, por indicação da Georgia. Li, gostei, achei interessante especialmenmte eu que tenho sempre más noites. Mas como estava com pressa, não comentei. Hoje já estou por aqui há um bom tempo, já li outros posts e gostei. Vou voltar mais vezes. E o engraçado é que tenho a sensação de já ter estado neste blog antes.
Um abraço e uma boa semana